Desde o ano de 2000, dedica-se à advocacia de excelência, oferecendo serviços diferenciados e voltados às peculiaridades de seus clientes. Percebendo a necessidade dos prestadores deserviços da área da saúde de contarem com uma assessoria jurídica especializada, o VG&P criou, em 2010, um departamento jurídico no qual advogados especialistas oferecem consultoria para médicos, clínicas, policlínicas e hospitais.
A prevenção jurídica do erro médico
Por ser de alto risco, a atividade médico-hospitalar se revela como uma das que mais podem causar danos a terceiros (pacientes, familiares etc.). Até pouco tempo atrás esse risco não trazia maiores transtornos para as instituições de saúde. Os processos por erro médico tinham pouco destaque no cenário da justiça nacional e não representavam uma ameaça para a saúde financeira dos prestadores de serviços de saúde.
Esse quadro se alterou radicalmente. Atualmente há um progressivo aumento das ações judiciais envolvendo a atividade médico-hospitalar. Para se ter uma idéia, entre 2001 e 2008, o número de demandas judiciais que chegaram ao Superior Tribunal de Justiça cresceu dezessete vezes.
Aliada a este crescimento está a especialização dos advogados que atuam nestas ações. Mais e mais estes profissionais estão preparados para propor ações cobrando a responsabilidade das pessoas físicas e jurídicas envolvidas no tratamento de pacientes.
Esse panorama revela que a atividade médico-hospitalar passa hoje por um divisor de águas. Ou os profissionais e entidades de saúde adotam medidas preventivas para o gerenciamento do risco médico-hospitalar ou sua atividade poderá ser inviabilizada por força do valor e do volume das condenações judiciais.
Por conta deste quadro, o VG&P criou o departamento de direito jurídico médico-hospitalar, que desenvolve atividades de assessoria e consultoria visando à diminuição da ocorrência de danos a terceiros, minimizando, por consequência, o número de ações e as quantias gastas nas indenizações por erro médico. Tal como no processo de acreditação hospitalar, o VG&P elabora um diagnóstico pormenorizado da vulnerabilidade jurídica na prestação do serviço de saúde, auxiliando posteriormente na adoção das soluções para os problemas existentes.
COMPARTILHE ou faça seu comentário
Quer saber mais?
Nosso equipe tira suas dúvidas, envie sua mensagem: